Implantes Dentários

Quando se perde um ou mais dentes, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento um processo de perda óssea. Com o tempo, isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos e a melhor opção é fazer um implante dentário.


O que são implantes dentários?
O implante dentário é um suporte ou estrutura metalizada feito de titânio, um material biocompatível, sendo aceito e assimilado pelo organismo de maneira natural, sem apresentar reação ou rejeição ao material.

Como funcionam os implantes dentários?
Tem posicionamento cirúrgico, situado abaixo da gengiva, para fazer a função de substituição da raiz do dente. Depois disso, ele recebe a prótese dentária, um substituto artificial semelhante ao dente original que foi perdido.
Como o implante é integrado ao osso, ficando fixo, consegue recuperar todas as funções do dente, promovendo assim a melhoria da mastigação, da deglutição, da fala e da autoestima.

Principais vantagens dos implantes dentários:

- Aumento da autoestima
- Melhora da mastigação
- Opção mais segura para renovar o sorriso
- Relativamente indolor
- Reabilitação fonética

Os implantes são a forma mais moderna e efetiva de repor perdas dentárias. O tratamento com implantes dentários é basicamente dividido em três etapas: planejamento, cirurgia e prótese.

Planejamento: a partir de exames como tomografias, raio x e modelos de estudo é realizado o planejamento do caso de forma individualizada. A partir deste é possível prever tempo de tratamento, necessidade de enxerto e tipos de reposição dentária.

Cirurgia: ao contrário do que alguns pacientes imaginam, a cirurgia de implante é indolor e com pós-operatório de leve a moderado. Este é o momento em que são instalados os implantes na região óssea, juntamente com enxertos de tecido ósseo ou gengival quando estes forem indicados. A cirurgia tem um tempo médico de 60 minutos e é realizada no próprio consultório odontológico, com ambiente preparado, limpo e asséptico.

Prótese: após o período de cicatrização e ósseo integração inicia-se a confecção coroas. São realizadas moldagens e fotografias da região onde há ausência dentária para que o laboratório possa realizar o trabalho de forma precisa e personalizado, trazendo a maior naturalidade possível na estética e funcionalidade do implante.
Os implantes têm alto índice de sucesso satisfação por parte do paciente, necessitando de cuidados e consultas regulares para manutenção, assim como um dente natural. Apresentam poucas contra indicações, geralmente associadas a problemas de saúde sistêmica que devem ser tratadas em consulta com o dentista.

Carga imediata: em algumas situações é possível realizar a instalação das coroas no mesmo momento da cirurgia, chamada “Cirurgia de implante com coroa imediata.” A Principal vantagem é rápida resolução da ausência dentária em procedimento único. A coroa (ou prótese) instalada no momento da cirurgia é provisória e deve ser substituída por uma nova de material mais resistente e personalizado após o período de ósseo integração do implante.

Precisando fazer um Implante Dentário em Porto Alegre? Clique aqui e agende sua consulta agora!